terça-feira, 20 de agosto de 2013

Me, myself and I (um pouco da minha gravidez e da minha vida)

Voltei!

Tem bastante tempo que quero escrever sobre esse assunto, até porque estou na fase em que muitas amigas estão grávidas. Sabe aquelas fases da vida: todos passam no vestibular juntos (muitas churracadas), todos se formam (muitas festas), todos se casam (mais festas), todos tem filhos (festas de aniversário das crianças)...e assim por diante. E agora com 31 anos, tenho visto muitas das minhas amigas e conhecidas tendo filhos e, ser mãe de primeira viagem é uma aventura, talvés a maior da vida de uma mulher. Além disso, estou passando por um momento delicado da minha vida e sei que meus leitores querem me conhecer e, talvés, estejam passando, ou já passaram por momentos semelhantes.

No início de 2011 tentei engravidar, fiquei louca contando os dias férteis no calendário, namorando com meu marido com dias marcados, fazendo coisas malucas tipo botar as pernas pro alto depois da relação sexual, fazendo posições recomendadas nas revistas, aff... fiquei paranóica mesmo. Sabe o quê aconteceu? Tentei por 3 meses e não engravidei. Óbvio! Cheguei a conclusão que essa loucura só piorava a situação, muito estresse e o corpo reage de forma contrária a que esperamos.

Ainda nesse ano, tive uma crise forte de depressão, a 2ª da minha vida (a 1ª foi aos 19, 20 anos) e fiquei afastada do trabalho, tomando remédios controlados e fortes e, por causa de um deles, tive uma reação estranha, com muita diarréia, todos os dias, por 2 meses seguidos! Foi bizarro! Fiquei anêmica, fraca, perdi muito peso e até descalcificação nos dentes eu tive, daí resolvi parar de usar meu anticoncepcional porque do jeito que estava, tinha certeza que não engravidaria, que meu corpo não daria conta de uma gravidez. No mês seguinte estava grávida!!! Foi um susto, mas uma felicidade! Tive uns probleminhas no início, uma obstetra disse que eu não estava grávida, mas sim com um cisto muito grande no ovário, pois havia feito uma ultrassonografia e não havia aparecido o saco vitelínico, se tivesse acreditado nisso, teria perdido o bebê.

Mas, depois, com a gravidez confirmada, começaram os enjôos, a fome e o sono que não são de Deus e o peso mudando. Em mim, a barriga demorou muito a aparecer, isso só foi acontecer com quase 5 meses, mas a bunda e as pernas ficaram enormes rapidinho! Acho que o período da gravidez foi maravilhosa, uma das melhores da minha vida. Ainda estava em tratamento para a depressão quando engravidei e tive que parar com a medicação, mas foi incrível como nesse período era como se nada me atingisse. Me sentia forte e feliz, como se estivesse protegida por uma bolha e as coisas e pensamentos ruins batessem e fossem jogadas para fora.


Olha eu em Punta del Leste (Uruguai), com 4 meses, forçando a barriga pra frente! Ganhei 4 kg nessa viagem de 11 dias! Esculhambei na parrilhada! Kkkkkkkkk!!!
 



Eu me achando gata grávida de 32 semanas! Fotos maravilhosas por Yolanda Capovilla! Obrigada, Yolanda! Vc é demais! Recomendo, pessoal! Make up por Ricardo Silveira, minha ispiração para meus trabalhos como make up artist! Fantástico!

Me preparei fisicamente para ter parto normal, era meu desejo e sonhava com isso. Continuei dançando até os 8 meses de gravidez, pratiquei pilates, fiz musculação, controlei o peso, ganhei 14 kg e pra mim esse ganho foi ideal porque estava muito magra e fraca quando engravidei.




Nas 2 fotos eu já estava com quase 7 meses de gravidez, dançando no Festival de Teatro e Dança Aldeia SESC.

Aí, no dia 14/08/2012, no estacionamento do supermercado, no dia exato em que completei 40 semanas de gravidez, minha bolsa estourou e era muuuuuita água saindo. Meu marido ficou maluco, começou a jogar tudo de qualquer jeito no porta-malas do carro e fomos pra casa pegar as malas para ir pra maternidade. Notei que não sentia dor alguma, não tinha contrações e minha barriga estava tão alta que encostava nos meus seios. Havia feito uma ultrassonografia dias antes e constatado que o Arthur já havia virado, mas não havia encaixado. O colo do útero estava bem fechadinho, e assim estava também no dia do nascimento.

O médico me sugeriu, então, que fizesse um parto cesárea...não queria, fiquei extremamente nervosa, tremia como uma vara verde (fiquei até com muita dor no pescoço de tanta tensão), chorava feito um bebê, mas tive que fazer. Me senti uma vaca indo pro abate. Foi uma experiência traumatizante pra mim. Estava feliz por ter meu filho nos braços saudável e lindo, mas me senti menos mãe e menos mulher porque não havia conseguido ter parto normal.

Sofri muito durante os primeiros meses do meu bebê. Tive depressão pós-parto, tinha força e vontade de cuidar do meu filho, já o amava demais (e amo muito pra sempre), mas tinha um sentimento de culpa muito forte e de incapacidade de fazer as coisas certas, tinha muito medo de errar. Chorava e chorava e chorava. Cheguei a ter pensamentos de morte... Por esse motivo, meu leite secou com 1 mês e meio. As coisas não estavam acontecendo como esperava e havia planejado, sou demasiado metódica e creio que essa minha característica de personalidade só piorou o problema. Voltei a dançar depois de 1 mês e meio de parida para ver se melhorava e ajudou um pouco. Quando voltei a trabalhar, a impressão que tive foi que as coisas estavam começando a se acertar na minha cabeça, mas era uma falsa impressão.

Há uns 4 meses cheguei ao fundo do poço. Foi o pior momento. Tinha um filho lindo, um marido maravilhoso, uma família que sempre me apoiou, mas mesmo assim estava infeliz. Mas por que? Por que isso acontecia comigo? Por qual motivo pensava que ninguém estava ao meu lado se o que todos queriam era que eu ficasse bem? Tive muitas brigas com meu marido, quase pensamos em separação. O sentimento de culpa só piorava e pensava constantemente que não queria que meu filho tivesse uma mãe com tantos problemas, e, de novo, pensava em morte. Até que implorei por ajuda para minha mãe, meu marido e minha sogra que foram sensacionais e me ajudaram de uma forma incrível. Aguentaram a barra mais pesada que passei na vida.

Procurei um psiquiatra, Dr. Jovino (excelente médico!) que prontamente me atendeu e começou meu tratamento. Foi a melhor coisa que fiz! Ainda estou em tratamento, usando medicamentos, afastada do meu trabalho na prefeitura de Vitória, reavalaindo minha vida, a importâncias que cada coisinha tem, tenho tido apoio dos amigos e reavaliado o quê quero pra mim. E durante essa "recauchutagem mental", percebi que aos 31 anos ainda não sabia o quê queria da vida. Meu marido costuma me dizer que as pessoas mais interessantes são aquelas que não sabem muito bem o quê querem da vida, pois abraçam de um tudo, sabem falar sobre todos os assuntos porque se interessam por muitas coisas e que eu sou assim. Comecei a dar valor a mim, ao que faço, a me achar bonita, a valorizar meu trabalho e resolvi escrever esse blog porque sempre amei escrever e sempre falei pelos cotovelos (vocês já perceberam isso, né...kkkkkkkk!).


Tem como não ser feliz? Apesar de sermos flamenguistas e estarmos sofrendo um pouco nesse momento, minha família é linda! Foto por Cris Coelho, fotógrafa infantil, fantástica!!!!! Recomendo tb!

Moral da história: não crie espectativas falsas sobre sua gravidez, deixe que as coisas aconteçam como devem ser, a natureza é sabia. Não planeje tudo, pois a chance de as coisas não acontecerem como planejado é enorme. Mães nunca devem se sentir culpadas ou menos mães por nenhum motivo (dica da minha mãe, gente!). Caso se sinta como eu, procure ajuda rapidamente. Não é vergonha ir ao psicólogo ou ao psquiatra, eles existem para ajudar as pessoas!! Procurar esses profissionais não significa que você é maluco, mas que precisa de apoio psicológico. Não ache que depressão pós-parto vai necessariamente acontecer contigo, não se preocupe, o meu caso foi complicado pois já havia tido problemas semelhantes antes.

RESUMINDO: DEIXE A VIDA TE LEVAR COM LEVEZA E SUAVIDADE!!
 
 
Monte de beijos!


15 comentários:

  1. Feliz por você e sua nova fase. Texto muito bonito e sincero. Ah ! E se tem uma coisa que sempre escutei falarem de vc é que é uma excelente mãe ! E eu tenho certeza disso ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Martha! Se sou boa mãe eu não sei, mas tento ser o melhor possível e tenho certeza que vai fazer o mesmo pela minha sobrinha fofa!! Beijão

      Excluir
  2. Muito bom o texto, que sirva de inspiração para as mães que estão passando por essa situação ou acham que a vida dos outros é sempre perfeita.
    Estamos num tempo em que o mais importante é mostrar para todos nas redes sociais, que se tem uma vida perfeita, uma casamento maravilhoso, livre de problemas e dificuldades.
    Apesar de ter tido o privilégio de te conhecer não tivemos mais contato depois do Salesiano, mas quero te dar os parabéns pela iniciativa e coragem.
    Beijo, Eliza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Quanto tempo não nos vemos, não é! Tenho te acompanhado pelo facebook e vi que também vai ser mamãe! Que bom que gostou do texto e concordo quando diz que as pessoas estão sentindo a necessidade de mostrar vidas perfeitas. Não acredito nisso, não há no mundo alguém que não tenha problemas...que vida chata e monótona seria uma vida assim. Estou realmente melhor e conseguindo falar sobre um assunto tão delicado pra mim, e espero que sirva mesmo de inspiração para outras pessoas que passam pelo mesmo problema. Beijão pra você!!

      Excluir
  3. Lorena,muito bonito e autentico o texto . Achei importante e bacana a mensagem que voce passou ! Parabéns pela linda família ! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Minerva! Obrigada pela força na hora que precisei e pela força que continua nos dando, a mim, ao Tuco e ao Guto. Você é muito importante nas nossas vidas! Grande beijo!

      Excluir
  4. Querida Lorena, tenho acompanhado seu blog e estou adorando! Ler esse post me fez pensar no quanto as vezes deixamos de estar próximas das pessoas nos momentos em que elas tanto precisam.. apesar da distância tenho muito carinho por você e estou feliz em saber que você está recuperando-se do que passou.

    Eu concordo com tudo que você escreveu, e acho que as expectativas criadas pela sociedade e pelo mundo acerca da vida alheia faz com que as pessoas se cobrem demais e acabem passando por sofrimentos e frustrações desnecessárias. Duas coisas me marcaram em seu depoimento:
    1 - o estresse que passou para tentar engravidar na primeira vez; 2 - o trauma que sentiu por não ter conseguido o parto normal.
    Sobre a primeira situação, tenho visto muitas amigas passando por isso. Param de tomar a pílula hoje e amanhã querem estar grávidas e depois de três meses já estão procurando clínicas para infertilidade. Claro que algumas pessoas realmente têm problemas, mas acho que sem relaxar e simplesmente deixar rolar a coisa não acontece. Ainda não passei por essa situação e não sei como será comigo, mas confesso que não tenho ansiedade quanto a isso, apesar de ouvir todos os dias que aos 31 anos estou velha para ser mãe e que meus óvulos tem data de vencimento.
    Sobre a segunda questão, recentemente acompanhei uma amiga que tinha a mesma esperança que você de ter parto normal, e todos estávamos torcendo para que ela conseguisse realizar esse sonho, no entanto, a natureza agiu como quis, e a criança, minha afilhada, demonstrou sua personalidade ainda na barriguinha, ficando sentada e atravessadinha até o último minuto, e veio ao mundo de parto cesárea. Será igualmente amada, adorada, paparicada, tudo da mesma forma! Sei que está acontecendo no Brasil uma campanha para partos humanizados e inclusive para partos em casa com doulas, e sinceramente, sou totalmente contra partos domiciliares com doulas. Aqui no Canadá, 95% dos partos são normais, alguns até feitos por enfermeiras, mas são feitos no hospital, com anestesia, e muitas vezes bebê e mamãe recebem alta após 4 horas. Apesar de ser tudo rápido e normal, a segurança de mãe e filho estão asseguradas por estarem no hospital em caso de qualquer problema, e mesmo se for feito pela enfermeira, o médico se encontra no hospital para socorrer em caso de emergência. Vi o trailer do documentário sobre a humanização do parto que está sendo exibido no Brasil, e acho bastante absurdo dizerem que para mudar o mundo é preciso mudar a forma de nascer, e mais ainda dizer que a ocitocina liberada no parto irá mudar caráter da criança! Na minha opinião, pode até ser bonito e emocionante, mas sinceramente, eu não teria filho em casa de cócoras abaixada numa banheira, isso sim eu diria que é ir para o abate. Entendo também que existe a idéia de que muitas mães programam cesáreas antecipadas escolhendo a data do filho nascer, e que muitos médicos induzem a cesárea por ser um procedimento mais rápido e com maior retorno financeiro, mas acredito que o modo como aconteceu com você seja o ideal: Esperou a bolsa romper, ou seja, seu filho gritou: mamãe, quero nascer! Mas como ele não estava na posição apropriada, precisou de uma abertura para vir ao mundo... e veio, por sinal, muito lindo seu filho! Bom, penso assim, bem simples... sem expectativas. Quero ver quando chegar a minha vez... vou tentar me manter a calma, apesar de saber que os hormônios endoidam a nossa mente! Rsss..

    Lorena, mais uma vez parabéns pelo seu blog! O fato de você estar apta a falar tão abertamente do que passou já demonstra o quanto você está bem e o quanto você pode ajudar outras pessoas contando a sua experiência.

    Aproveito para te pedir uma coisa: queria muito aprender a fazer aquela linha com delineador, lápis, ou sei lá o que, na pálpebra superior, mas não consigo nem por reza! Se você puder fazer um post ensinando, será muito útil! Aposto que muitas mulheres têm essa dúvida, Rsss!

    Um beijo grande Cathê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, KT!! Adorei seu comentário! Adoraria estar mais próxima de vc, tenho muitas lembranças boas da nossa época de escola e orgulho de ter uma amiga neurologista. Realmente agora estou bem melhor e consegui me abrir para contar essa história, assim, para o mundo, pra mim foi até uma medida terapêutica, sabe.
      Quanto a esses partos humanizados, acho bonito, mas ordinário! Não teria coragem de deixar minha maior preciosidade vir ao mundo sem a presença de um médico ou alguém muito especializado e sem o ambiente com equipamentos necessários para salvar nossas vidas se necessário.
      Agora, já me acostumei com a o fato de ter outro parto cesárea se necessário. Quero, em breve, ter outro filho e vou me esforçar bastante para que tudo seja mais tranquilo.
      Estou adorando seus comentários e pode deixar que farei um post dedicado à você sobre delineados e delineadores, ok.
      Beijos e mais beijos!!

      Excluir
  5. minha amiga linda!
    que belo esta sua exposição.
    Gosto de te ver abrindo a alma e ir crescendo com isso!
    Fico feliz por poder partilhar com você, por ter confiado em mim quando se abriu, e porque isso me ajuda também, me identifico com muitas coisas.
    É isso que chamo do amor de Deus, a troca humana que vai lá fundo, sem vergonha, sem constrangimento, sem medo.
    Que sua estrada brilhe!!!
    Deus te dê muita paz!
    bjo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda, vc foi uma das únicas pessoas que já havia contado essa história assim na íntegra. Confio muito em vc e sei que temos muito em comum. Uma ajudando a outra, gosto de partilhar minhas conquistas e, as vezes, até minhas mazelas... Muito obrigada por sua amizade! Muitos beijos pra vc e até amanhã na sua estréia com a Cia!!! Aeeeeeee!! Vai ser demais!

      Excluir
    2. ai, sua linda!
      amo você!
      obrigada, e Deus nos ajude em tudo, inclusive amanhã na minha estréia, ai minha barriga! rs

      Excluir
    3. Por favor, Maria Fernanda! Pode ficar nervosa, mas não vai ter um piriri antes do espetáculo, hein! Pior é a minha situação que vou ter que fazer um solinho que eu mesma coreografei toscamente! Amo você também, amiga!!!

      Excluir
  6. Se tem algo que admiro em vc é sim o fato de ser mãe. Não porque um dia teve um ser que se desenvolveu em seu ventre e saiu e agora tem seu sobrenome e mora contigo, mas porque vc prioriza ESTAR com ele, porque sabe que seu papel de mãe está em educar pra vida.
    Não te cobre demasiado, não deixe a vida se tornar pesada. Com certeza há coisas em que vc que não são perfeitas, e nunca será, mas ai tá a graça e a gratidão da vida, ai tá o momento de levantarmos as mãos para o céu e agradecer a Deus, porque temos aprendido mais e mais a cada dia e cada dia que passa somos seres diferentes de ontem.
    Bjus grandes para vc Lory. Vc é inspiração para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florzinha!!!! Vc tá aí na Espanha desfrutando desse momento tao especial pra vc e de olho no blog! Que prestígio!!! Muito obrigada por se inspirar em mim como mãe, quando chegar sua hora, será uma mãezona também, afinal, tem o exemplo em casa da sua mãe e vc é uma mulher muito correta, educada, gentil, carinhosa e cheia de Deus no coração!
      Monte de beijos pra vc!

      Excluir

Se quiser, deixe aqui seu comentário!

O quê é COACHING?

Olá!! Vocês já devem ter percebido que tenho falado um pouco (ou muito) sobre COACHING, COACH... Pois então, se você não sabe do que se tr...